SIGNIFICADO DA VIDA

Você já se perguntou qual o significado da sua vida? Para que você vive, trabalha, corre tanto, educa filhos, estuda, e tantas outras coisas?

Crédito da Imagem. Waldenrique Moura. Todos os direitos reservados.

Muitos de nós pouco paramos para pensar nessas coisas. Ou por falta de hábito ou por imaginar que não vale a pena parar para pensar nessas questões, e apenas vamos seguindo.

Seguimos buscando saciar necessidades básicas, preocupados com o comer, o dormir, o sustento próprio e o sustento dos seus, como se cada vida tivesse apenas um significado fisiológico e nada mais.

Vivendo assim, qual a diferença que haverá entre nossa vida e a vida dos irracionais?

Eles também se preocupam com essas questões.

A vida é valiosa demais para se restringir somente ao que diz respeito ao corpo, às necessidades do corpo ou aos prazeres a ele vinculado.

Como temos uma natureza espiritual, há a necessidade de se buscar um significado para a vida, que diga respeito também às questões da alma.

Não somos feitos somente de um corpo físico. Habitamos um corpo físico a fim de levar a cabo nossa experiência terrena.

Nossa alma preexistia antes do nosso corpo ser formado no ventre materno, assim como continuará a existir após o processo da morte desse corpo.

Assim, durante esse período em que estamos aqui em nosso planeta, vivenciando mais uma vez a experiência de estarmos reencarnados, não podemos esquecer nossa essência, sob pena de imputarmos, a nós mesmos, dificuldades maiores.

Quando os momentos de decisões graves na vida se fizerem, quando os dias de desafios chegarem, antes de optar por algum caminho, antes de definir ações, levemos em consideração as coisas da alma.

Jamais pautemos nossa vida somente pelas coisas que brilham aos olhos, esquecendo das que falam à alma.

Em um mundo onde as preocupações do ter muitas vezes são maiores do que as do ser, é necessário refletir qual efetivamente é o significado de estar vivendo, de estar reencarnado.

Jesus nos alerta a respeito, recomendando não nos preocuparmos com juntar tesouros que a ferrugem corrói, ladrões levam ou traças comem mas, sim, buscar tesouros que possamos guardar na intimidade do coração.

*   *   *

Quais os valores que elegemos para nossa vida?

A resposta a essa pergunta dirá qual o significado que damos a ela.

É sabedoria pautar a vida com a ponderação de quem sabe que está no mundo, porém a ele não pertence, posto que a morte nos levará de retorno à verdadeira pátria, o mundo espiritual.

Desta forma, vigiemos as fontes do nosso coração, para que lá possamos encontrar valores e estruturas para alimentar e cuidar não somente do corpo físico, mas sobretudo da alma, fonte verdadeira da vida.

Texto publicado conforme autorização por escrito do Momento espírita.

Lison Costa.

Explore posts in the same categories: mensagem

10 Comentários em “SIGNIFICADO DA VIDA”

  1. Edegard Says:

    Caro Amigo
    Mais um excelente artigo para nossa reflexão e concordo que devemos parar e refletir e agradecer a nossa existência e sem dúvida alguma praticar o amor.
    Um grande abraço

  2. Sérgio Says:

    Lison,
    Devemos cuidar do corpo, pois é nosso veículo nesse planeta; mas nunca esquecer que existe coisas muito maiores do que meras necessidades fisiológicas.

    Um forte abraço!


  3. Oi Lison, mais um lindo texto, realmente é por aí…
    acho que viver por viver é vegetar, temos que dar valor e sentidos a tudo que fazemos, sentimos e pensamos…
    abs


  4. Olá, amigo LISON!

    É muito gratificante ver os seus artigos, este, por exemplo, é uma obra prima da sabedoria, espírito de amor, humildade simpatia.

    A vida é algo de mais sublime e maravilhoso que possa existir no universo. Eu não consigo encontrar algo que se aproxime da vida em termos de importância. A vida é para ser vivida com alegria, liberdade, respeito, prosperidade e felicidade.

    Abraços

    Francisco Castro


  5. Se lembra do mito Da Caverna??

    Pois então, Frater!! Consideramos Verdade aquilo que temos por sombra, apenas. Muitas vezes, as pessoas cultuam sombras, figurada e literalmente, você bem sabe.

    Em primeiro lugar, meu primeiro artifício para diminuir o sofrimento e ansiedade, inerente de estar vivo sobre a Terra, é não tomar nada como definitivo. Os valores, por mais certos que me pareçam, nunca serão unânimes no meio em que vivo. Portanto, me utilizo deles para levar a Consciência a não me censurar e poder levar uma vida em maior consenso possível comigo mesmo. Valores são apenas noções, no mais das vezes, unilaterais. Ainda assim, são meus carros que usso para seguir adiante no Percurso.

    Abçs e PP!!

  6. Leila Franca Says:

    Acho que pensamos nessas coisas em dois tempos da vida: quando somos muito jovens e começamos a questionar tudo e quando ficamos velhos pois iremos avaliar o que fizemos.

    Parabéns pelo texto!

    bjs


  7. Atualmente, sei o que quero pra minha vida independente de o mundo está bom ou ruim. Li uma frase que dizia assim: “Se você ainda espera pela felicidade é porque não entendeu nada”. O caminho é a gente que faz e isso dá significado a nossa existencia.

    Bjs.

    Sheila Fonseca.

  8. Eninha Says:

    Caro Lison,
    A Leila foi “me buscar” lá meu blog para mostra-me o seu artigo . Acontece que por pura coincidência postei algo bem semelhante de forma “mais rebelde” .
    Se quiser ver o post chama-se Mau Humor . Foi divertido ver nossa “sincronicidade” eheheh
    Belo post !
    Abraço amigo
    Eninha

  9. Maria Says:

    Meu querido amigo Lisonn!

    A vida hoje em dia está tão louca, com excessos de tudo, trabalho, stress, bebidas, violência, que os valores estão se invertendo.A grande parte das pessoas não vivem, só existem, pois sua vida não tem significado nenhum, são pessoas pobres de espiritio que não cultivam a sabedoria e evolução espiritual.
    Bjs


  10. Oi Lison,

    São as nossas “escolhas” no decorrer na vida.

    Só mais tarde é que percebemos se o caminho trilhado foi positivo ou não.

    E aí, como num barco, nesse momento, é a oportunidade de mudarmos o rumo.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: