O QUE É URGENTE?

Se você tivesse que enumerar, neste instante, todas as suas urgências, o que é que constaria em sua lista?

Talvez tenha na memória os compromissos mais urgentes de hoje, ou já tenha dado uma olhada na agenda e constatado que eles são muitos e quase todos importantes.

Crédito da Imagem. Fabrice Jacob.Todos os direitos reservados.

Todavia, antes de começar a correria costumeira do seu dia, vale a pena refletir mais detidamente no que é realmente urgente.

A vida agitada dos dias atuais nos leva a estabelecer uma lista de urgências

que nos faz, tantas vezes, perder o significado real do que são “prioridades”.

Para algumas pessoas, urgente são somente as coisas materiais

, esquecidas de que no dia em que partirem, deixarão pendentes as coisas que realmente eram urgentes.

Para melhor avaliar o que sejam prioridades de fato, verifique sua lista e anote tudo o que terá que ficar na alfândega do túmulo, caso tivesse que partir agora.

Sem desconsiderar as necessidades materiais que a vida no corpo físico exige, é necessário estabelecer prioridades também no campo afetivo, junto às pessoas que estagiam conosco nesta existência.

Urgente, por exemplo, é que você pare um momento na sua vida agitada e se pergunte: “que significado tem tudo isso que faço?”

Urgente é que seja mais humano e mais irmão.

É que saiba valorizar o tempo que pede a uma criança.

Urgente é que veja o nascer do sol, sinta o seu calor e agradeça a Deus por tão grandioso presente.

É saber aproveitar as lições do dia-a-dia da melhor forma possível, em benefício do progresso do espírito imortal, que transcende a vida física.

Urgente é que curta a sua família, seus filhos, sua esposa e todos que o rodeiam, e valorize esse precioso tesouro.

Urgente é que diga às pessoas que lhe são caras o quanto as ama e o quanto são importantes para você.

Urgente é que saiba que é filho de Deus e se dê conta de que ele o ama e quer vê-lo sorrindo, feliz e cheio de vida!

Urgente é que não deixe a vida passar como um sopro e, quando estiver no fim da linha, não olhe para trás como quem quer voltar e percebe que já não há tempo…

Já não há tempo porque tudo o que fez foi urgente…

Você foi um grande empresário, encheu sua agenda de “urgências, compromissos e projetos”… Mas se esqueceu de viver.

Foram tantas as urgências que deixou passar a verdadeira finalidade da existência, que é aprender a amar. É desenvolver o amor por si mesmo e estende-lo ao seu próximo.

Por todas essas razões, reveja sua lista de urgências e priorize aquelas que são realmente importantes.

Faça isso hoje… Não deixe para amanhã.

Se faz muito tempo que não almoça ou janta em casa para atender aos negócios, pense que sua família deve ser a prioridade número um da sua lista.

Você lembra quantas vezes evitou o abraço carinhoso de um filho, para não amarrotar ou sujar a sua roupa, que deveria estar impecável para a próxima reunião?

Lembra-se a quantas festinhas na escola de seu filho deixou de ir por causa das suas urgências profissionais?

Pare um pouco e veja se não há nenhuma inversão de valores em suas urgências. E se constatar alguma irregularidade, ainda é tempo de reverter a ordem das coisas.

***

Se você está enfermo, sua prioridade é tratar da saúde.

Se está estressado, sua urgência é buscar um meio de sair desse estado.

Mas, se você sente um grande vazio na alma, nada do que têm feito lhe faz feliz, a depressão ameaça se instalar, e nuvens cinzentas pairam sobre seu mundo, você está diante de uma emergência.

Procure uma pequena brecha mais clara, segure as nuvens com as duas mãos e abra-as para que o azul do céu apareça…

E se suas mãos não conseguem afastar as nuvens, rompa-as com uma oração sincera e busque conectar-se com o Alto, permitindo que a Luz divina penetre em seu ser e ilumine definitivamente o seu caminho.

Texto publicado conforme autorização por escrito do momento Espírita.

Postado por Lison Costa.

Explore posts in the same categories: reflexão

11 Comentários em “O QUE É URGENTE?”


  1. Lison,

    Fantástico o que escreveu, principalmente a questão das prioridades.
    Às vezes vamos postergando algumas prioridades até se tornar uma urgência. Geralmente tudo pára diante da morte.
    Disse geralmente, porque quando é o outro que morre, tem gente que ainda assim não prioriza ir ao sepultamente para prestar a última homenagem. A morte só o para quando é a de si próprio. E aí não tem como fugir.

    Aproveito para dizer-lhe que preciso falar-lhe urgente. Se puder, entre no MSN. Estou online.

    Abraço do amigo,

    Antonio


  2. Frater,

    Vc diz: “Já não há tempo porque tudo o que fez foi urgente…”

    Te digo que já não haverá tempo, pois as urgências (e qto mais urgentes, mais importantes) nos tomam um tempo diferente, como um tempo de vida maior, em apenas alguns minutos. Me soa diferente de passar um minuto em uma meditação ou vendo o pôr-do-sol abraçado em quem se ama.

    Um minuto em trabalho urgente tem um peso diferente, consome de nós mais vida, do que um minuto de silêncio absoluto consigo mesmo que, ao contrário, nos parece recarregar nossa alma.

    Mas aí já é outro assunto, de como a passagem do tempo é elástica para a alm…outro post!!

    Abçs e PP!

  3. Luísa Says:

    Lison,

    Urgente é um pouco de silêncio interior, que nos permita reflectir sobre os ruídos que envolvem a nossa existência.

    Bonito texto, meu amigo.

    Abraços
    Luísa

  4. joselito Says:

    Grande Lison, este negócio de urgencia está muito ligado a uma questão quase patológica que é a ansiedade … e acabamos colocando tudo com urgencia ….. sendo que colocar o pé no freio é uma forma de ver o mundo de outra forma …. sei lá .. acho que é isso.


  5. Muito bom o texto amigo, as prioridades foram colocadas de maneira sensata, é um texto para se refletir melhor quanto as posições que temos de tomar em nossas vidas relacionadas a urgencias e prioridades.
    Abraços forte


  6. Oi Lison, lindo, lindo, lindo… realmente faz com que reflitamos sobre o sentido que damos à nossas vidas, os valores etc.
    Gostei muito do novo visual de seu blog.
    abs

  7. isma Says:

    Minha prioridade no momento é aproveitar minhas férias com a família, fazer o que mais gosto ler ,passear.. gostei do post a paz

  8. Leila Franca Says:

    OLá Lison, Muitas vezes penso nisso, sabe? Eu trabalho em casa e vivo cheia de coisas pra fazer no computador, no meio da pressa de terminar o serviço, vou na cozinha comer alguma coisa e então minha coelha (que mora na cozinha e área de serviço) vem correndo e fica em pezinha nas patas de trás pedindo carinho. Então eu largo tudo sento no chão e fico fazendo carinho nela. Ter uma coelha que me ama não é pra qualquer um…rsrsrs Sempre largo tudo pra ficar com ela. É mais urgente!

  9. Serenissima Says:

    Amigo Lison!
    Maravilha de post!!
    Vou deixar pra você o que me veio à cabeça com a sua pergunta:

    “É urgente o amor.
    É urgente um barco no mar.

    É urgente destruir certas palavras,
    ódio, solidão e crueldade,
    alguns lamentos,
    muitas espadas.

    É urgente inventar alegria,
    multiplicar os beijos, as searas,
    é urgente descobrir rosas e rios
    e manhãs claras.

    Cai o silêncio nos ombros e a luz
    impura, até doer.
    É urgente o amor, é urgente
    permanecer.”
    (Eugênio de Andrade)

    Abraço Carinhoso

  10. Jânio Says:

    Olá Lisonn

    O texto traduz o que eu sinto, mas é preciso que alguém me lembre as vezes.

    Devia ter amado mais,
    ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais
    e até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer
    Queria ter aceitado
    as pessoas como elas são
    Cada um sabe a alegria
    e a dor que traz no coração
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar
    Devia ter complicado menos,
    trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr
    Devia ter me importado menos
    com problemas pequenos
    Ter morrido de amor
    Queria ter aceitado
    a vida como ela é
    A cada um cabe alegrias
    e a tristeza que vier
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar
    Devia ter complicado menos,
    trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr

    ABS

  11. Geoletras Says:

    “que significado tem tudo isso que faço?”

    É uma boa pergunta que de certa forma precisamos fazer e responder pra nós mesmos.

    Muitas mudanças positivas que aconteceram comigo começaram pelas perguntas que em dado momento da minha vida fiz pra mim.

    Parabéns pela escolha do belo texto.

    Abraços!

    Sheila Fonseca.


Deixe uma resposta

